Criando uma loja digital do zero
Pretendo tratar nesse breve texto sobre como estou iniciando minha loja digital do zero.
Um dos projetos mais antigos que tenho na rede se chama TTS SUPREMO, uma iniciativa cuja meta era difundir informação sobre tecnologias assistivas na Internet, uma meta que de certa forma foi bem sucedida, mas que não foi necessariamente abrangente.
A criação de uma lojinha ligada ao TTS sempre foi um projeto postergado, uma intenção que até hoje nunca havia passado disso.
A ideia sempre foi centralizar as muitas coisas bacanas que encontro em minhas pesquisas mundo a fora, produtos ligados ou não a acessibilidade, mas que poderiam ser de toda maneira inclusivos ou simplesmente, só muito legais.
Ocorre que hoje pela manhã acordei disposto a meter a mão na massa e tirar da gaveta esse projeto e a seguir quero compartilhar com vocês alguns dos primeiros passos dados e algumas decisões que tive que tomar.
São paços que podem talvez te ajudar caso também esteja pensando em tocar algum projeto adiante, afinal de contas, trocar experiências é sempre válido.
Blogger
A loja vai funcionar inicialmente no Blogger, mas com o passar do tempo pretendo hospedar ela em uma plataforma profissional de comércio digital e as razões por tomar essa decisão segue abaixo.
Gratuidade
O Blogger é gratuito, uma boa para quem está iniciando um negócio online como eu.
Familiaridade
Tenho o TTS desde 2011 no Blogger, ou seja, não vou precisar aprender sobre uma nova plataforma, pelomenos por hora preciso ocupar meu tempo com algumas coisas mais urgentes.
Acessibilidade
Não textei as plataformas proficionais para saber ao certo, o quão bons são os seus níveis de acessibilidade, já o Blogger eu conheço bem e posso deixar ele acessível a galera da cegueira total mesmo onde ele não seja.
O nome
Depois de decidir a plataforma inicial, fui para o nome, a lojinha deveria se chamar TTS Shop mas esse nome já estava sendo utilizado, inclusive por uma mecânica brasileira e a partir daí comecei uma pesquisa profunda.
Fui até os serviços de domínio para ver possíveis nomes, testar alguns que tinha em mente e me inspirar.
Revirando esses sites acabei por tomar algumas outras decisões, a primeira era que o nome precisava ser em português para não haver exclusão por idioma, ou seja, a escrita do nome precisava ser familiar.
O TTS também precisava estar associado a lojinha e com esses dois pontos de partida, passei a pesquisar por sinônimos de loja, comércio e etc.
Foi então que me deparei com uma imagem do cais do porto de Porto Alegre e o nome surgiu na hora, a lojinha vai se chamar "Armazém TTS".
Identidade visual
Com nome e blog criado, eu precisava agora de um logo e de um vídeo para começar a pensar essa coisa de publicidade e designer.
Um vídeo bem editado poderia me dar tudo isso e de quebra me ajudar com a questão da identidade sonora.
Nunca fui muito ligado nessa coisa de designer mas tenho prestado bastante atenção nesse assunto nos últimos meses, designer e acessibilidade são temas, que quando juntos se tornam fascinantes.
Fui então para o CapCut, um editor de vídeos mobile que ajuda muito com esse lance de edição, depois abri o FotoEditor e passei a testar umas coisas para fazer uma animação.
O resultado é esse vídeo que segue abaixo, uma vinheta de alguns segundos e cujo resultado me pareceu bem satisfatório, veja:
Extrai do vídeo um frame que também achei bacana como imagem inicial para pensar a questão da aparência da loja.
Segue também o esboço do logotipo da loja, acho que ao fim é ao cabo vai ser esse mesmo.
Acho que por hoje já foi muita coisa, ainda tenho que ver o lance das redes sociais, das formas de pagamentos e principalmente das mercadorias, é claro, mas pretendo registrar por aqui essas experiências, até porquê, criei esse blog com meu nome para agregar algumas coisas minhas por aqui também e formar um portfólio, espero ter sido útil e até...
A melhor forma de aprender é fazendo e a melhor maneira de ensinar é servindo de exemplo.
Apps que utilizei:
Sem comentários:
Enviar um comentário